quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rasgai o vosso coração

 " Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração ; e isso com jejuns , com choro e com pranto . Rasgai o vosso coração , e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se , e grande em benignidade, e se arrepende do mal . " 
Joel 2:12,13



  O povo de Israel tinha uma séria dificuldade de obedecer a Deus. Ou melhor, não conseguia permanecer por muito tempo servindo e adorando somente a Deus. Acabava cedendo à idolatria. Por diversas vezes, Deus repreende seu povo por meio de Moisés e de muitos outros profetas. Algumas vezes, o povo se arrependeu e se voltou de fato, para Deus. Nessas ocasiões de arrependimento, o povo costumava rasgar suas vestes e se cobrir com pano de saco em sinal de humilhação. O livro de Joel é mais uma das repreensões ao povo de Deus e o profeta começa descrevendo a desolação em que a terra de Judá estava vivendo, devido a um ataque bélico representado metaforicamente no texto pela figura dos gafanhotos. Daí, Joel conclama o povo a se arrepender e se voltar a Deus em oração pedindo sua misericórdia e perdão. 
     Dentro desse contexto , Deus  mais uma vez, prova Seu amor por esse povo ao dar uma nova chance. Podemos ver isso no versículo acima, onde o Senhor lembra o povo da Sua grande benignidade e misericórdia, chegando a dizer que Ele se arrepende do mal !  Ou seja, Deus estava “ torcendo ” para que o povo se arrependesse e, assim, Ele suspenderia o castigo.
          Porém, o que mais me chama atenção nessa passagem é quando o Senhor diz que o povo deveria rasgar o coração e não as vestes. É interessante que Ele começa falando de conversão, ou seja, transformação, mudança de rumo. Essa conversão tinha que ser verdadeira, de todo coração, não apenas da boca para fora. Por isso, o povo devia não apenas cumprir aquele ritual de arrependimento (  rasgar as vestes, se vestir de pano de saco e se prostrar no pó) ; é  possível que muitos tenham feito isso pensando que assim conquistariam o coração de Deus, porém, por não rasgarem juntamente os seus corações, o Senhor desprezava essa falsa humilhação.
             Os olhos de Deus estão voltados para nossa intenção  ; Ele deseja que tenhamos um  coração  contrito e quebrantado (Sm 51:17) ; e veja que maravilhoso , Ele não resiste a um coração arrependido ! Se mostra pronto a ajudar , porque  faz parte do seu amor se compadecer e perdoar . Afinal, Ele nos prova somente com o objetivo de nos fazer voltar aos Seus caminhos e nos perdoar, pois nos ama profundamente.
O desejo do Pai continua sendo o mesmo nos dias de hoje. Ele quer que a cada tropeço, a cada pecado nosso, a cada dificuldade do dia a dia , realmente prostremos o nosso coração diante Dele com sinceridade e não somente apresentemos  um remorso passageiro.  Deus é rico em misericórdia e  está sempre aguardando o nosso retorno  verdadeiro, pois não suporta a falsidade. 
Isso é maravilhoso !  Ele nos ama como somos e deseja nos aperfeiçoar a todo o momento,  nos preparando para o grande dia,  quando nos encontraremos em seu Reino , é claro , para os que guardarem a fé e for fiel até o fim !

“O Senhor olhou com amor ardente a sua terra, e perdoou o seu povo” (Joel 2:18).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...