
- O que é VIGÍLIA?
Vigília pelo nosso dicionário é um estado de quem se conserva desperto durante a noite, ou seja, se encontra em alerta, em guarda, acordado durando a noite. Na igreja não é tão diferente, vigília é um período que separamos fora dos horários normais de culto (geralmente tarde da noite), para termos algo parecido com um culto, só que se torna diferente por ser mais específico. Na vigília buscamos uma proximidade com DEUS, louvamos, ouvimos da palavra e etc.
- Que tipo de música eu devo escutar? É pecado escutar funk?
Basicamente você deve escutar músicas evangélicas. Hoje em dia não se pode mais dar desculpas que se escuta música mundana porque não tem o mesmo ritmo em gospel.
Existem três tipos de música: mundanas, evangélicas atualmente chamadas de músicas gospel, e música circular.
Mundanas: musicas onde ocorrem desrespeito ao ser humano, como por exemplo às mulheres. Nesse tipo de música se tem palavrões, ensinam maus costumes, incentivam a rebeldia, o uso de drogas, idolatram as vezes o próprios cantores se não estiver idolatrando o mundo (o diabo, pois o mundo jaz do maligno). O funk hoje é o maior representante dessa classe de músicas. Apesar de ter funk gospel eu particularmente não gosto muito pela fama que dele se tem.
Gospel: são músicas de adoração, exaltação, louvor à DEUS. Existem músicas gospels de todos os ritmos hoje em dia. Estas são as vezes até musicas românticas, mas que sempre envolvem a PALAVRA do SENHOR. Músicas criadas de acordo com a PALAVRA DO SENHOR!
Circular: músicas que mesmo não sendo de cantores cristãos não se enquadram às músicas mundanas, mas também não adoram a DEUS diretamente.São músicas em seu sua maior parte românticas, podendo ser também músicas que ensinam a viver a vida corretamente, estórias de vidas, músicas bonitas independente do ritmo.
Explicando o porque eu disse que as músicas circulares não adoram a DEUS diretamente, é porque nada que seja bom pode ser relacionado ao Diabo. Quando uma canção fala sobre amizade, amor, felicidade mas não cita o nome do SENHOR de certa forma ela esta louvando a ELE indiretamente, pois o nosso SENHOR é um DEUS de amizade, amor, felicidade... E tem pessoas que não escutam certas músicas por intitularem as músicas pelo autor ou cantor delas, mas isso é totalmente errado! Porque o mesmo SENHOR que usou uma mula para falar com um profeta, pode usar uma pessoa descrente para falar a você!
Mas não generalizem o que estou dizendo. Não use o que fala aqui como desculpa para ouvir músicas mundanas ou ficar por aí ouvindo músicas de cantores descrentes, pois se você tiver que escuta-la de algum jeito eu te garanto que ela vai chegar a você. Até porque se você ficar ouvindo músicas desse tipo de cantor você sofrerá, sem dúvidas alguma, uma influencia pela letra das músicas.
Tudo que você ouve, vê, escuta, toca, tem uma influência sobre você. Por isso o SENHOR nos diz para não nos contaminarmos com as coisas desse mundo, pois somos estrangeiros nessa terra!
Pra finalizar este tópico deixo isso a vocês: Procure ouvir músicas que edificaram a sua vida, que aproximaram você do SENHOR que vão lhe trazer algum tipo de sabedoria, que o ajudará acrescer espiritualmente!
- ABORTO, certo ou errado?
Esse tema é super complicado de se falar, mas espero ser usado pelo SENHOR para que vocês entendam.
O aborto é errado, mas como toda lei tem suas exceções o aborto também.
Este até pode ser praticado tendo sido a mulher vitima de estrupo ou correndo ela risco de vida.
Realmente é meio cruel pensar que você esta acabendo um uma vida que esta sendo formada, mas é muito mais cruel você saber que pode estar acabando com uma vida já existente, formada, consciente...
Aquele que é definitivamente contra o abroto tente-se colocar no lugar de uma mulher vítima de estrupo. Tente imaginar como foi traumático o ocorrido com uma menina que as vezes era até virgem. Esta foi violada como um selo quebrado, e violentada tanto física e mentalmente, como espiritualmente. Pense se essa ela tiver o filho de alguém que a violentou, você acha que ela vai superar facilmente a violência que sofreu? E se ela for uma criança ou uma adolescente, além de ser terrível lembrar do que aconteceu ela ainda poderá culpar o bebe que nascer desprezando a criança, ou o nascimento de um "filho" poderá acabar literalmente com seus planos pro futuro. A proibição do aborto nessas condições é crueldade.
É de direito da mulher, sendo ou não convertida, o aborto tendo sofrido abuso e correndo risco de vida.
Imagine: uma família; um pai, filhos e a mãe grávida. Se a mãe corre risco de vida e mesmo assim o aborto não foi permitido, esse mulher morre após dar a luz ao bebe, eaí? E agora? o que o pai faz? Não tendo mais a esposa para dar de mamar, ajudar a disciplinar os filhos e etc. O que será dessa família agora? E se o marido perder a esposa e a criança no parto? Se o aborto tivesse sido permitido nada disso teria acontecido, eles poderiam continuar tentando, e quando a mulher tivesse uma gravidez sem risco o bebe iria nascer são e salvo, e com a mãe bem. Todos nós sabemos que a mãe é a pessoa mais importante no crescimento do filho.
Então, a quem perguntou sobre aborto, e que se encaixa em uma das condições citadas a cima, você pode sim optar pelo aborto, independente do que falarem alguns pastores ou crentes fanáticos! Mas se for faze-lo não faça de qualquer jeito, vá a um hospital e peça direcionamento, não faça você mesma ou em clinicas clandestinas, pois você poderá estar acabando não só com sua gravidez, mas com sua vida.
Agora você é forte e acha que não terá problema algum em ter essa criança, então a tenha. Crie-a com o máximo de amor que você possa dar. Lembre-se, o aborto é uma opção.
Se você ainda tiver alguma dúvida busque sabedoria no SENHOR, ELE sempre responde os Seus, basta você ter fé e ficar atento a resposta dELE!
DEUS abençoe a cada um de nós! E que possamos estar pedindo a ELE todos os dias sabedoria, pois sem ela nada se faz.
Medite na PALAVRA do SENHOR!
oi ja que voce estão respondendo perguntas por favor me responda!
ResponderExcluirSenhor Monfort.
Estou admirado com este blog e as precisões de suas respostas. Vezes ásperas outras mais dóceis, porém todas de uma inteligência sintomática.
Pois bem, a minha dúvida gira em torno do seguinte tema:
Sabemos que Jesus era judeu e portanto deveria praticar o judaismo. Ao analisarmos as tradições judaicas encontramos certas contradições com o que é descrito no novo testamento. Por exemplo, se o Messias era chamado de Mestre é porque ele era um rabino, inclusive pregava nas sinagogas conforme o propio novo testamento relata. Entretanto, a função de rabino no Israel bíblico era privatuiva de homens casados, como poderia ser ele um rabino solteiro?
Outra dúvida é que sendo o cristianismo uma religião originada do judaismo, como poderia ela adotar a tese do sacrificio humano redentor, como o sacrificio de Jesus para salvar os homens do pecado, sendo que o único caso de sacrificio humano aceito pelo judaismo foi o de Abraào, mas Deus deteve a sua mão.
Não teria sido Jesus antes um contestador politico do dominio romano que um pregador de uma nova ordem religiosa? Pois se ele tivesse sido punido por ser considerado culpado da acusação judaica de blasfemia seria apedrejado até a morte e não crucificado, porque esta era a pena romana aplicada apenas ao crime de sedição.
Por fim, gostaria de ler suas explicações sobre a semelhança entre o cirstianismo e o mitraismo(religião pagã de Roma). Pois o mitraismo era mais antigo do que o cristianismo e nele existiam varias semelhanças com o cristianismo, por exemplo Mitra ( deus pagão), também nascera de uma virgem, em uma suposta gruta e foi presenteado por pastores. Nas celebrações mitraicas acontecia um tipo de "comunhão"tal qual acontece no cristianismo. Também no mitraismo se profetizava acontecimentos apocalípticos, o dia do julgamento e a ressureição do corpo e até mesmo um segundo advento de Mitra.
Agradeço sua possivel resposta, pois embora não concorde com tudo que o senhor escreve, acho suas explicações muito inteligentes.
E acho que é assim que se deve ser, respeitar as diferenças e conhecê-las se possível através de quem as têm como sua verdade, porque a verdade é muito relativa, talvez esse seja o único princípio absoluto.
Obrigado
namoro um moço a seis meses, conversamos muito e bastante. Moramos longe um do outro e antes de namorarmos, nos conhecemos bastante quase cinco anos, porém por net e fone. Agora que surgiu o namoro. Nos amamos muito e acabamos tendo relação sexual antes do casamento. Somente eu e ele sabemos do ocorrido. Me arrependi mto, porque sei que as consequencias do pecado são trágicas. Agora o que mais nos atormenta é sobre a real vontade do Senhor e se devemos confessar aos nossos pais e pastores o ocorrido. Ja conversamos e fizemos uma aliança de não praticarmos mais o pecado, porém tem nos atormentado nossa consciencia em confessar para nossos pastores e entrarmos em disciplina. Nos ajude nessa decisão por favor. Estamos muito preocupados, arrependidos e em dúvida se realmente Deus aprova nosso namoro. Eu e ele somos cristãos compromissados com o evangelho, conversamos mto e temos nos entendido bem, apesar da divergência de nossas idéias em algumas coisas. Mas estamos nos conhecendo mais ainda. Queremos dar o passo do casamento, mas e a vontade do Senhor? Parece q Ele está em silêncio e não fala sim ou não.
ResponderExcluir